ROTEIROS

“ROTEIRANDO” SUA VIAGEM

Pra que um roteiro seja eficiente e ajude em qualquer viagem, seja uma viagem nacional ou não,  ele deve ser bem programado, estudado, passado à limpo!

Dá trabalho!

Por isso vamos “começar do começo”, ensinado passo a passo como otimizamos nossas viagens e aproveitamos ao máximo os lugares por onde andamos.

Pra isso, vamos colocar aqui o desenvolvimento do nosso roteiro pro Chile, mais precisamente pra Santiago, onde ficaremos hospedadas.

De lá visitaremos Valparaiso, Viña del Mar, Cajón del Maipo, Isla Negra, Valle Nevado, Farellones, além das vinícolas Concha y Toro e Undurraga.

Bora aprender?

ETAPAS DO ROTEIRO

  • Percurso aeroporto/endereço da hospedagem
  • Mercado pra abastecer a despensa (pra quem se hospedar em casa/apto onde não tenha refeições incluídas)
  • Passeio da chegada
  • Dinheiro (caso seja necessário trocar real no seu destino)

EXEMPLO DE ROTEIRO (nosso roteiro pro Chile)

CHILE – INVERNO/2017

(A primeira coisa que fazemos  quando iniciamos o esboço do nosso roteiro, é saber como a gente vai se deslocar do aeroporto até o lugar onde ficaremos hospedados, e geralmente pesquisamos a maneira mais ECONÔMICA pra esse deslocamento, que geralmente implica o uso de metrô, ônibus ou uma mistura dos dois)

QUINTA-FEIRA

1 – PERCURSO AEROPORTO/ENDEREÇO DA HOSPEDAGEM

Nas nossas pesquisas vimos que o aeroporto de Santigo, o Arturo Merino Bénitez, fica mais ou menos 25 Km distante do centro  e são DUAS as empresas de ônibus que fazem esse trajeto, que leva, em média 45 minutos.

  • Turbus – com ônibus saindo próximo ao portão 5, térreo, a cada 20 minutos, das 05h00 às 23h00, com saídas noturnas à cada uma hora. Passam pelas estações de metrô Pajaritos, metrô Las Rejas e Universidad de Santiago. Valores e mais informações, clique aqui.
  • Centropuerto – saídas a cada 10 minutos, o trecho aeroporto/centro (Les Héroes) começa a rodas às 06h00 e termina às 23h30, (ônibus noturnos a cada uma hora).  Nesse trajeto até o metrô Les Héroes, os ônibus da Centropuerto passam pelas estações de metrô Barrancas, Pajaritos, Las Rejas, Universidad de Santiago, Estación Central e também pela estação Unión Latinoamericana. Valores e outras informações, clique aqui.

(sempre tenha com você principalmente o MAPA DO METRÔ da cidade que você estiver visitando. Isso facilita caso tenha que fazer alguma ou algumas conexões até sua estação de destino)

Mapa do metrô de SANTIAGO

Site do metrô – Guia do Viajante

Outras opções mais caras, em ordem decrescente, são:

TÁXI

TRANSFER

VANS (MINEBUSES)

2 – MERCADO PRA ABASTECER A DESPENSA 

(Vai se hospedar em Hostel ou pela AirBNB e tem que tomar seu café da manhã ou fazer alguma refeição no seu apto? Procure informações sobre os endereços dos mercados mais próximos de onde estiver hospedado, e já deixe a despensa abastecida. Aconselhamos fazer esse tipo de compra assim que se chega, pois voltar dos passeios cansado e encontrar o que comer e o que beber, é uma imensa satisfação!)

MERCADOS PRÓXIMOS AO APTO.

 

  • Mercado Express Lider – Paseo Huérfanos, 827
  • Ekono e Montserrat – Mojitas próximo ao 744

 

3 – PASSEIO DE CHEGADA

(Depois que a gente deixa as malas, saímos pra um primeiro passeio, geralmente perto do nosso hotel/apto.)

CERRO SANTA LUCIA

(do nosso apartamento ir até o final da Moneda com a Miraflores)

Metrô Santa Lucia.

Saindo do metrô, seguir pela Avenida Libertador Bernardo O’Higgins passando pela Biblioteca Nacional do Chile, entre à esquerda na Miraflores/Plaza Vicuña Mackenna para acessar as escadarias do Cerro Santa Lucia.

Voltar cedo pro apto. pra descansar

4 – DINHEIRO

EUROPA

Viajando pra Europa, o melhor é trocar, aqui no Brasil, a quantidade de euros que você irá utilizar em TODA a sua viagem, pois trocar reais por euros na Europa, não vale a pena!

AMÉRICA DO SUL

Em se tratando de América do Sul, é necessário pesquisar antes, qual é a melhor estratégia pra aquele ou aqueles países que você irá conhecer.

CHILE

No caso do Chile, a melhor opção é trocar o dinheiro LÁ, seja trocar dólar por pesos chilenos ou mesmo trocar reais por pesos chilenos.

Nós trocaremos reais por pesos.

IMPORTANTE:

Pra que não haja contratempos, é bom levar uma pequena quantidade de pesos aqui do Brasil, pras despesas como comida no desembarque, dinheiro pra pagar o transporte (van, táxi, ônibus, metrô…), ou seja, é necessário levar uma quantia suficiente de dinheiro local, até que você possa se deslocar até uma casa de câmbio.

RUA AGUSTINAS – AS MELHORES OPÇÕES EM CASAS DE CÂMBIO

Nós ficaremos bem próximos a essa que é a melhor rua pra quem procura uma casa de câmbio, aliás é na rua Agustina o lugar de Santiago onde existem a maior quantidade de casas de câmbio!

Pra quem estiver num bairro que não seja no centro de Santiago, chegar na Agustinas é bem tranquilo e fica  pertinho de um dos lugares mais visitados de Santiago, o Palacio de la Moneda.

COMO CHEGAR

Pegue o metrô e desça na estação UNIVERSIDAD DE CHILE (linha1 – vermelha). Lá pegue a rua AHUMADA e siga em frente, passando pela rua La Moneda e chegando na Agustinas.

CURIOSIDADE
PASEO AHUMADA

Aproveite pra conhecer o Paseo Ahumada, uma rua só de pedestres no centro de Santigo, que na Wikipédia está descrita assim:

El Paseo Ahumada es una via exclusivo uso peatonal enclavada en el centro de Santiago de Chile, entre la Calle Plaza de Armas y la Alameda del Libertador Bernardo O’Higgins en sentido norte a sur, así mismo en sus dos extremidades se encuentran las estaciones de metro Universidad de Chile y Plaza de Armas. Es considerada la calle de referencia más activa y comercial del centro de la ciudad y cuenta com el precio de arriendo/ventas de oficinas más caro de Latinoamérica

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

As casas de câmbio abrem de segunda à sexta das 9h00 às 18h00, e também aos sábados das 10h00 às 14h00, mas elas não abrem aos domingos, então, se precisar trocar dinheiro aos domingos, existem 2 opções:

  • no Aeroporto (AFEX)
  • ir numa das casas de câmbio do Costanera Mall (AFEX ou CAMEX), p

Em ambos os casos, a cotação nunca será favorável!

QUAL O VALOR DO CÂMBIO QUE DEVO USAR NA CONVERSÃO?

Vai trocar seus reais por pesos? Veja sempre o valor onde estiver escrito COMPRA.

Agora, se sobrar alguns pesos e você quiser vendê-los antes de voltar pro Brasil, você deverá usar o valor onde estiver escrito VENDA.

SEXTA-FEIRA

Passeio pro Valle Nevado e Farellones ou Embalse el Yeso

SÁBADO

TROCAR DINHEIRO – CASAS DE CÂMBIO DA RUA AGUSTINAS

 

 

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Nossos parceiros, que vão te dar uma forcinha no planejamento da sua viagem pra SANTIAGO são:

 

Planejar é viajar!
Roteiros & Dicas – Informações e ideias de roteiros, com dicas de viagem para os melhores destinos.