O primeiro passeio nosso em Blumenau foi conhecer a adega que leva o nome dessa cidade,  que é reconhecida como a cidade mais cervejeira do Brasil!

Nesse lugar super gostoso, onde a variedade de marcas de cerveja impressionam, fomos recebidos pelo pessoal da Adega Blumenau e pelo sommelier João (que entende tuuuudo de cerveja!)

A experiência que tivemos aqui foi sensacional!

Particularmente nem imaginei que existissem tantas marcas e rótulos de cervejas artesanais assim, só depois de voltar pra São Paulo, é que meu filho me disse que já havia experimentado algumas, e que tinha adorado um estilo de cerveja chamado IPA (India Pale Ale) que até então eu nem sabia o que era. Só pra constar, uma Pale Ale é uma cerveja mais encorpada, com muito lúpulo e feita pra durar mais.

A Adega Blumenau e seu sommelier João nos presentearam com uma degustação e harmonização, que na verdade foi uma verdadeira aula!

Foram 4 as cervejas apresentadas:

  • a SUD Witbier do Birrificio Artigianale – da região da Serra Gaúcha e com 5% de teor alcoólico é uma cerveja estilo belga, elaborada com limão siciliano, malte de trigo e cevado, super refrescante.
  • a German Pilsen da Bierbaum –  produzida na região de Treze Tílias, Santa Catarina, com baixa fermentação, é produzida de acordo com a Reinheitsgebot, Lei Alemã da Pureza de 1516, e tem forte sabor de lúpulo, com leves notas florais.
  • a Blumenau da Bierland – feita a nos moldes das antigas cervejas, produzidas pelos alemães que colonizaram a região de Blumenau no século XIX. No seu preparo é utilizado variedades de lúpulo existentes naquela época, com fermentação sem controle de temperatura.
  •  a Alles Pilsen da Cervejaria Blumenau – da região de Blumenau, dourada, límpida, refrescante e de espuma generosa, com aroma maltado e leve sabor de malte e lúpulo.

A que mais gostei? A SUD Witbier exatamente por ter esse gostinho de limão siciliano que eu adoro!

Pra acompanhar a degustação experimentamos pães (em alemão die Brote), que assim como as cervejas também eram artesanais e… deliciosos, acompanhados de queijos em bisnagas: super prático!

das Brot (um pão)

Pra quem está ou vai conhecer Blumenau, e quer experimentar ou levar pra casa cervejas artesanais, recomendo dar uma passadinha na Adega Blumenau. O difícil vai ser decidir dentre tantas marcas e rótulos!

Mais fotos da fan page Adega Blumenau 

adega blumenauadega blumenauadega blumenauadega blumenau

E pra quem tá pensando que a Adega Blumenau comercializa “só” cervejas, nada disso!

adega blumenau

adega blumenau

ADEGA BLUMENAU

Rua João Pessoa, 707

Blumenau – Santa Catarina

Fone: (47) 3035-7005 / WHATSAPP  (47) 9216-0703

Aberta das 10h00 às 20h00

https://www.facebook.com/adegablumenaubebidas/

Aqui estão outros posts que fizemos sobre Blumenau, com dicas de lugares e dicas de passeios.


Planejar é viajar!
Roteiros & Dicas – Informações e ideias de roteiros, com dicas de viagem para os melhores destinos.

O que achou?