pretzel

Uma das coisas bacanas quando viajamos, é termos a oportunidade não só de conhecer lugares novos, mas também de experimentarmos novos sabores, e na Alemanha não é diferente.

Umas das comidas típicas da Alemanha, é o PRETZEL… salgado e doce!

A primeira vez que provamos um pretzel alemão foi na cervejaria Hofbräuhaus de Munique, onde ele é vendido de mesa em mesa, dentro de cestos de vimes carregados pelas garçonetes do lugar.

A grande maioria dos clientes costuma beber sua cerveja acompanhada de um pretzel salgado.

Pra quem quiser experimentar o típico Pretzel (na Alemanha é Bretzel), a receita é essa aqui:

BRETZEL – O PRETZEL DA ALEMANHA

INGREDIENTES

20 gramas de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
1 copo de água morna
1kg de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
manteiga para pincelar
3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
1 litro de água fervendo
Sal grosso


MODO DE PREPARO

Misture o açúcar, o fermento e a metade da água morna e deixe essa misturinha descansar uns 10 minutos pra fermentar.
Despeje a farinha em cima de uma mesa e faça um buraco no meio e coloque a mistura fermentada, o restante da água morna e vá misturando com as mãos. Sove a massa por mais ou menos 5 minutos, até ficar lisa e não grudar nas mãos (se necessário, adicione mais um pouco de farinha de trigo)
Coloque a massa em uma tigela enfarinhada e deixe crescer por uma hora, coberta com um pano. Pode colocar pra descansar dentro do forno desligado. Após esse tempo coloque a massa já crescida numa superfície enfarinhada.

Abra a massa com as mãos, faça as tiras, enrole e as modele no formato tradicional de Pretzel.
Coloque em uma panela,  1 litro de água e deixe ferver, pra então colocar o bicabornato. Abaixe o fogo e mergulhe os pretzels crus na água fervente. Conte até 10, retire-os e os coloque numa assadeira untada com manteiga e farinha.
Polvilhe sal grosso sobre eles e leve ao forno alto (230ºC), pré-aquecido, por mais ou menos de 12 minutos, ou até que fiquem  dourados.
Pincele manteiga e sirva!

Existe também a versão doce, com uma massa um pouco mais fofa que o salgado e que acompanha muito bem uma xícara de chá, café ou um bom cappuccino.

 

OUTRAS DELÍCIAS

Outra comidinha típica alemã é bolo, kuchen em alemão (pronuncia-se kúrren).

Uma das Bäckereien (padarias) que experimentamos quando estivemos em Köln-Colônia, foi a Merzenich, uma tradiconal padaria alemã, fundada em 1896 e que tem uma variedade infinita de “gordices”.

Um dos bolos que pedimos foi o Kirschkuchen, o bolo e cereja, que é a coisa mais linda de se ver!

torta-cereja

Mas…

As vezes as coisas não saem como o planejado e ele era sim, lindão e….. só !

A gelatina do recheio não era nada saborosa, na verdade era bem “melequenta” e as cerejas estavam bem azedinhas.

Valeu só pela foto… rsrsrsrs!

O que nos salvou foi a outra sobremesa, um cheesecake de cereja, esse sim, uma delícia!

cheesecake cereja

E por falar em Colônia, não é só o perfume 4711 que é o carro-chefe de lá. Na culinária, a representatividade de Köln fica por conta do tradicional e famoso

Schwarzwälder Kirschtorte 

O Bolo de cereja Floresta Negra,  nosso conhecido FLORESTA NEGRA!

Com a receita muito similar àquela que estamos acostumados a comer aqui no Brasil,  o diferencial alemão fica praticamente por conta só do recheio. Aqui, geralmente são usadas cerejas em compota, ao marasquino.

Lá são usadas cerejas frescas!

floresta negra

E  segundo a Wikipédia:

Tipicamente, o bolo Floresta Negra consiste de algumas camadas de bolo de chocolate, com creme chantili e cerejas entre cada camada. Depois, o bolo é coberto com mais creme chantili, cereja marrasquino, e raspas de chocolate. Em algumas culturas da Europa, são utilizadas cerejas Ginja entre as camadas e na decoração. Tradicionamente, Kirschwasser (um licor claro, destilado de cerejas negras) é adicionado ao bolo, mas sendo comum também o uso de outros licores (como o rum, mais comum nas receitas austríacas).

 

A Alemanha e a cereja

Muito utilizada na culinária alemã, a cereja é uma das frutas mais comercializadas, e sim… isso é mais uma das peculiaridades que AMÁVAMOS quando estávamos passeando por lá. São enormes, saborosas e estão em toda a parte, pra nossa felicidade!

Em mercados de rua, como o Viktualienmarkt de Munique, é uma delícia comprar cerejas frescas, que são vendidas geralmente dentro de cones de papel.

Foi uma ótima maneira que usamos pra adoçar os longos passeios, combinando as lindas paisagens alemãs com as doces cerejas frescas!

 

*Créditos fotográficos

Saiba mais sobre a Hofbräuhaus clicando aqui

 

Planejar é viajar!
Roteiros & Dicas – Informações e ideias de roteiros, com dicas de viagem para os melhores destinos.

O que achou?