embu

Pra quem está em São Paulo de bobeira e afim de conhecer uma cidade gracinha, esse bate e volta até Embu das Artes é a pedida certa e um passeio super gostoso.

 

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE EMBU DAS ARTES

 

ruas9.600

COMO CHEGAR:

TRANSPORTE PÚBLICO

Na estação Campo Limpo, da linha 5 – Lilás (Capão redondo – Santo Amaro) do metrô, sai o ônibus intermunicipal com o letreiro EMBU CENTRO que vai até o centro de Embu das Artes. Mas esse não para perto da feirinha !

O que eu usei foi o que sai do Largo da Batata na estação de metrô Faria Lima. A empresa que opera essa linha é a  Miracatiba (EMTU/SP) com o letreiro ENGENHO VELHO. O valor da passagem é de R$ 4,55 (julho/2016)

 

IDA – 033 ENGENHO VELHO

O ônibus da ida vai passar pela rua Dona Jandira Sodré. Desça nesse ponto,  atravesse a rua e continue a subidinha. Entre à esquerda na rua Domingos e Pascoal e já verá a praça e as barraquinhas.

Na praça tem um mapinha de localização. Mas o legal e ir andando pelas ruazinhas de casas coloridas !

 

VOLTA – 033 SÃO PAULO/CLÍNICAS

A volta pra São Paulo é feita no ponto que fica no cruzamento das ruas Domingos Pascoal e Solano Trindade.

Se quiser descer no primeiro metrô da rota, desça no metrô Butantã. Mas também há a opção de descer mais adiante, próximo ao metrô Clínicas.

CARRO

O acesso à cidade de Embu das Artes pode ser feito pelas Rodovias:

  • Régis Bittencourt – BR 116  (Km 279 e 282)
  • Raposo Tavares – SP 270
  • Rodoanel Mario Covas

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

São Paulo: 28 Km
Santos: 93 km
Campinas: 106 km
Curitiba: 376 km
Rio de Janeiro: 475 Km

  A HISTÓRIA DE EMBU DAS ARTES

Embu das Artes é uma das mais antigas cidades brasileiras, com mais de 450 anos, e desde sua fundação nela existe uma intensa atividade cultural e artística.

Sua origem está ligada à Companhia de Jesus, sendo que sua fundação histórica deu-se em 1554, quando os primeiros missionários jesuítas chegaram à região, acompanhados de índios Guaranis, apelidados de Carijós, trazidos do Paraguai por assimilarem e aceitarem com facilidade a catequização jesuíta.

  • 1969 –  Criação do Conselho de Turismo e fundada a Feira de Artes e Artesanato.

Para mais informações sobre a parte histórica de Embu, acesse o site do Portal de Turismo (Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes).

AS RUAS E SUAS CASAS COLORIDAS

A arquitetura barroca tão típica de Embu das Artes faz os olhinhos sorrirem ! As ladeiras, as casinhas coloridas…

lojasembu.600

lojas1.600

passagem1.600

 LOJINHAS

E quem não gosta de uma boa lojinha de artesanato ? E em Embu tem de tudo: vime, quadros, esculturas, couro, roupinhas, móbiles, lustres, estantes de ferro…

ruas11.600

lojaquadros.600lojas11.600

lojas.600

  • Recomendamos uma passada demorada na A BARONESA !

É uma delícia passear entre seus corredores e namorar a variedade de artesanato que a loja apresenta. O atendimento é nota 10 e a artista plástica Ana Pinho é um doce de pessoa.

Dá uma olhada !

baron1.600

baron2.600

baron7.600

baron10.600

baron11.600

Fala sério… fantástico, não ?

A loja fica na rua Joaquim Santana 93, fone (11) 4781-4587.

Linda, linda, linda !

MAIS DA ARTE DE EMBU

Como eu já havia dito, a variedade do artesanato vendido na feirinha é imenso. Esses são mais alguns exemplos que achei bem interessante:

arte.600

arte2.600

arte4.600arte6.600

arte9

ONDE COMER

Inúmeras são as opções !

Desde as barraquinhas de rua, até os restaurantes que oferecem comidas caseira e internacional. Porém, o forte aqui em Embu é a gastronomia mineira, sobretudo o leitão à pururuca.

Enquanto passeava pelas ruazinhas e admirava o sabadão de sol, ouvi um pessoal do restaurante A CASA dizer pra um turista que ele podia entrar e almoçar na companhia do seu pet: um pug fofíssimo !

resto.600

ADOREI !

Não almoçamos nesse restaurante, mas da próxima vez, quando levarmos nosso beagle Tobias conosco, vamos experimentar o lugar e o atendimento!

Ah sim, esse aí é o Tobias, nosso companheiro de aventuras. Nessa foto estávamos passeando no Parque Ibirapuera, aqui em São Paulo.

Tobi só não foi passear em Embu pois o aproveitamos pra testar o transporte público, e passar as informações bem precisas pra quem não tem como ir de carro.

Mas da próxima, ele vai !

tobi1.600

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

Foi inaugurada em 2011 com 24 quiosques e uma grande variedade de lanches, sucos, salgados, doces e pratos rápidos. A infraestrutura é completa, com mesas e cadeiras, parque infantil, palco para eventos culturais, banheiros, fraldário, deck e estacionamento.

ponteresto.600ponte.600

A praça de alimentação fica na avenida Elias Yazbek, 1041 na Praça da Lagoa e funciona de quinta à domingo a partir das 09:00 da manhã.

A IGREJA DOS JESUÍTAS E SEU MUSEU

igreja1.600

Sua construção se iniciou em 1690, mas o conjunto todo, que também conta com as residências anexas dos padres jesuítas, ficou pronto por volta de 1730. Todo o complexo forma um conjunto arquitetônico de linhas retas e sóbrias, lembrando muito as igrejas mineiras.  Em 1760, cem anos após o início da sua construção e por ordem da Coroa Portuguesa, os jesuítas foram expulsos do Brasil.

No final da década de 30, o Conjunto Jesuítico, que compreende a Igreja e a residência dos jesuítas, foi considerado Patrimônio Nacional e restaurado pelo SPHAN, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Atualmente, a igreja é o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas.

CORETO

Sim ! Toda boa cidadezinha de interior (mesmo que pertinho de São Paulo) tem que ter um… CORETO !

coreto4.600

Aqui ele é cercado de quadros e de barraquinhas e é por isso que Embu das Artes é um bate volta super recomendado !

Perto, fofo, ideal pra casais, pra levar os filhotes e até o seu pet passear !

 

O que achou?