Tivemos o imenso prazer de participar do 1° Blogando no Vale Europeu, onde pudemos conhecer Blumenau e Pomerode, as lindas cidades alemãs de Santa Catarina.

A ideia desse super encontro partiu da Márcia Silveira Pessoa, que é a responsável pelo blog CASA DE DODA,  e que além de morar em Blumenau, é uma apaixonada pela cidade, e não poderia ser diferente: Blumenau é daquelas cidades que você deixa um pedacinho do seu coração!

A programação foi intensa e tudo foi planejado com o maior carinho e profissionalismo.

Veja só o que rolou por lá!

1º Blogando no Vale Europeu

PRIMEIRO DIA DO ENCONTRO

AEROPORTO DE NAVEGANTES E O NOSSO TRANSFER

Chegamos ao Aeroporto de Navegantes partindo de São Paulo, no começo da sexta-feira dia 04 de agosto, e de lá partimos direto pra abertura do Encontro.

O transfer foi feito pela  EXECUTIVO TRANSPORTE que tem no próprio aeroporto um balcão de vendas de bilhetes. O legal aqui é que a empresa tem uma tabela de horários bem planejada (clique aqui pra conhecê-la), ou seja: sempre que chega um voo há um ônibus já esperando os passageiros!

O trajeto entre o Aeroporto de Navegantes e o centro de Blumenau  dura pouco mais de uma hora.

ABERTURA DO ENCONTRO

HOTEL PLAZA BLUMENAU

O início dos trabalhos do 1º Blogando no Vale Europeu foi realizado no HOTEL PLAZA BLUMENAU, sob o comando da Márcia, idealizadora dessa projeto!

Abertura do Encontro com a Márcia Silveira Pessoa do Casa de Doda

Após as explicações sobre como seria nosso super encontro em um bate papo super gostoso, chegou a hora de experimentarmos o famoso macarrão no queijo, cortesia do Plaza Blumenau.

Macarrão no queijo… o que é isso? É uma coisa de louco!

Um queijo imenso é flambado, e dentro dele é colocado o macarrão, ou a pasta (como dizem os italianos)

Macarrão no queijo

E sim, não piscamos um só minuto: foi foto, foi vídeo, tudo pra registrar esse prato que virou moda não só lá em Blumenau, mas em várias outras cidades brasileiras!

Na finalização dessa novidade gastronômica, teve filet mignon e florzinha na decoração… um charme!

O famoso macarrão no queijo já no prato!

Bom demais!

Depois do jantar, fomos para o nosso primeiro passeio do roteiro:

ADEGA BLUMENAU

Adega Blumenau

Num ambiente super descontraído, a Adega Blumenau nos convidou pra apreciarmos algumas marcas de cervejas artesanais comercializadas por lá, mas na verdade foi muito mais que isso: tivemos uma verdadeira aula de harmonização!

E o que não falta é cerveja boa pra escolher e experimentar!

Cervejas da Adega Blumenau

Depois da nossa primeira confraternização, meu endereço pra descanso foi no

HOTEL 10 BLUMENAU

Meu quarto no Hotel 10

Quarto grande, cama super confortável e banho quentinho: era tudo o que estava precisando depois da correria desse primeiro dia em Blumenau, e o Hotel 10 deu conta do recado!

SEGUNDO DIA

O dia começou cedo e com uma programação intensa e antes de sair pro início dos passeios, fui tomar o café da manhã. Surpresa mais que boa: olha o buffet que encontrei!

Café da manhã do Hotel 10

Nem preciso falar que me acabei com essa variedade toda!

PASSEIO PELO CENTRO DE BLUMENAU

O nosso primeiro passeio de sábado começou em frente à Prefeitura de Blumenau, que tem essa arquitetura típica alemã chamada ENXAIMEL… linda é pouco!

Prefeitura de Blumenau

Depois seguimos pela rua mais conhecida do centro da cidade, a Rua XV de Novembro e passamos por diversos pontos turísticos dentre eles…

Relógio de Flores
Teatro Carlos Gomes
Casas com arquitetura alemã

No final do nosso percurso da rua XV pegamos a van do pessoal do RDK Turismo Receptivo que nos levou até a

FUNDAÇÃO HERMANN HERING

MUSEU HERING

Museu Hering

No Museu Hering tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais da história e das instalações da empresa, e também o terraço que fica no topo de um dos edifícios: super lindo!

Terraço florido do Museu Hering

Depois do passeio, retornamos com a van para o final da Rua XV, e fomos conhecer um pouco do…

CENTRO ANTIGO DE BLUMENAU

O Centro Antigo de Blumenau, também tem muita coisa pra se ver, como o

Cemitério dos Gatos
O Manneken Pis de Blumenau
O Museu da Família Colonial

E, depois de tudo isso, tinha chegado a hora do almoço, e o nosso foi oferecido pelo Restaurante Tapyoka!

RESTAURANTE THAPYOKA

Restaurante Thapyoka
Thapyoka e o deck do lado direto

O Restaurante Thapyoka nos ofereceu um delicioso buffet, onde pudemos experimentar uma feijoada deliciosa, nesse deck super lindo que tem vista pro rio Itajaí-Açu.

Uma fofura de lugar!

Depois demos uma passadinha em frente ao Thapyoka, onde fica o

MUSEU DA CERVEJA

Museu da Cerveja

… e lá pudemos conhecer um pouco mais da história e de como eram fabricadas as cervejas. Tem maquinário antigo, tem pôsteres de todas as edições da Oktoberfest, e a coleção das canecas também!

Então chegou a hora de irmos conhecer Blumenau de cima e lá fomos nós pro

MUSEU DA ÁGUA

Museu da Água

E a vista que tivemos? Foi essa aqui…

Vista de Blumenau

Saindo de lá, chegava então a hora de conhecermos nossa 1a. Cervejaria Artesanal, a

CERVEJARIA BLUMENAU

Foi muito legal essa visita, pois pudemos conhecer um pouco mais sobre o verdadeiro processo de fabricação da cerveja, conhecer os tanques, as instalações da fábrica e até sobre a logística de entrega dos vários rótulos que são comercializados por eles!

Claro que depois teve degustação, e olha só essa aqui:

Cerveja FRIDA

É muita criatividade!

E de lá fomos rumo à mais uma cervejaria, dessa vez foi a vez de conhecermos uma cervejaria no verdadeira estilo inglês, a

CONTAINER – CERVEJARIA ARTESANAL E PUB

Container – Cervejaria artesanal e PUB

A decoração realmente chama a atenção, isso porque a gente se sente REALMENTE dentro de um típico PUB inglês!

Interior da Container

Tivemos uma super explicação de como foi todo o processo de idealização da casa e também das cervejas de lá: uma delas, inclusive, tem na fórmula duas frutas tipicamente brasileiras, o açaí e a goiaba…. vale a pena experimentar, é show!

Acham que o povo já estava cansado de tanta cerveja? Nada disso!

Por isso nosso próximo passeio foi para

VALE DO LÚPULO BREW SHOP

E sabe o que tem de diferente aqui? Uma variedade imensa de artigos pra quem gosta de fazer sua própria cerveja!

Isso mesmo!

E nós pudermos ver de perto, e até experimentar alguns desses ingredientes. Nessa foto aí, dentro do 4º copo da esquerda pra direita,  tem Malte Chocolate!

Maltes do Vale do Lúpulo

Tudo o que é preciso pra fabricação das cervejas artesanais você encontra aqui e eles também alugam os equipamentos pra você.  Demais, né?

Vale do Lúpulo Brew Shop

Uma verdadeira arte essa da confecção de cerveja caseira que, particularmente, adorei conhecer (descendente de alemães… fazer o quê, né… rsrsrsrs!)

E então, após esse dia maravilhoso, de tantos passeios e aprendizado, cada um de nós foi pro seu respectivo hotel pra nos prepararmos pra festa que estava tendo no Parque Vila Germânica, o

SABORES DE SANTA CATARINA

Sabores de Santa Catarina

E foi no Sabores de Santa Catarina, essa festa gastronômica incrível, que tivemos nosso primeiro contato com o Parque Vila Germânica: ele é LINDO!

Fiquei encantada com o lugar, e me senti de volta à Alemanha, tanto no visual do parque quanto na culinária que estava sendo apresentada!

Spätzle, prato típico da culinária alemã

E fora do galpão, ainda teve muita música alemã: diversão garantida a noite toda!

Show com bandas e muita música alemã

E foi com esse evento MA RA VI LHO SO que nós blogueiros, fechamos nossa noite em Blumenau!

TERCEIRO DIA

Nos encontramos bem cedo e pegamos o ônibus rumo à cidade MAIS ALEMÃ DO BRASIL:

POMERODE

Portal Turístico Sul

Gente, como não se apaixonar por essa cidade? Pomerode é tudo de bom e mais um pouco!

Nosso primeiro passeio em Pomerode foi conhecer o Museu Pomerano que nos mostrou um pouco do que foi a vida dos primeiros habitantes da cidade, colonos, por volta do século IX

Réplica da sala de uma casa de Pomerana do século IX

Depois pudermos ver a árvore que está concorrendo no Guinness World Records como a maior árvore de Páscoa do mundo!

E tivemos muita sorte pois ela ainda estava com os mais de 80.000 ovinhos pendurados!

Osterbaum (Árvore de Páscoa) de Pomerode

Emocionante esse trabalho, que contou com o apoio e dedicação de toda uma comunidade!

Aproveitamos também pra andar pela cidade (descobri lojinhas de artesanatos super fofas!)

Ovelhinhas negras: minha cara!
Artesanatos de Pomerode

Não dá vontade de ir embora!

Nosso passeio por Pomerode durou toda a manhã e na hora do almoço voltamos pra Blumenau, onde tivemos um almoço delicioso oferecido pelo

HOTEL HIMMELBLAU

Quem nos recebeu foi a divertidíssima Mac Marquetti e no cardápio: risoto de linguiça Blumenau, que estava simplesmente divino!

Risoto de linguiça Blumenau

E aqui tivemos o encerramento oficial desse 1º Blogando no Vale Europeu: uma experiência espetacular, tanto cultural como gastronomicamente falando.

Mas, pra quem ficou na cidade, ainda teve mais um passeio nota 10, que foi dar um pulinho no Parque Vila Germânica, agora durante o dia,  pra mais fotos incríveis desse lugar que é um pedacinho da Alemanha no Brasil!

PARQUE VILA GERMÂNICA

Lojas da Vila Germânica

Pra quem nunca foi pra Alemanha, aqui a gente consegue ter uma ótima ideia de como as coisas são por lá, e pra quem não sabe, alemão é um povo suuuuuuper festeiro!

Restaurante
Mais restaurantes e lojinhas!

E foi uma delícia passearmos pela Vila: tarde maravilhosa e um papo pra lá de gostoso com nossos amigos blogueiros!

E quando chegou a hora do jantar, fomos para a

MORTADELLA RISTORANTE E PIZZERIA

Recepção do Mortadella Ristorante e Pizzeria

Num ambiente super acolhedor, encerramos de vez o nosso encontro e nossa participação nesse 1º Blogando no Vale Europeu, acompanhados de uma deliciosa pizza e uma boa cerveja artesanal.

Pra se ter uma ideia, de tão bom que estava, nem deu tempo de tirar a foto do prato!

Interior da Pizzeria Mortadella

E após as despedidas, onde a vontade de ir embora tinha “dado no pé”, tinha chegado a hora de ir embora, e no meu caso hora de fazer check-in no

IBIS BLUMENAU

que foi outro parceiro desse encontro, onde eu e a Fernanda Scafi, do blog “Tá indo pra onde?” ficamos hospedadas de domingo pra segunda-feira.

Na verdade, eu e minha filhota Ana já tínhamos nos hospedado em julho no Ibis de Valparaíso e adoramos a experiência. Esse de Blumenau segue os mesmos padrões: camas mega confortáveis,

Meu quarto no Ibis Blumenau

e um lounge super descolado!

Lounge Ibis Blumenau

No dia seguinte, um super café da manhã estava nos esperando!

Café da manhã do Ibis Blumenau

Pra quem quer ficar pertinho do centro, é uma ótima opção de estadia!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esse foi o primeiro encontro de blogueiros que o Roteiros & Dicas participou, e não tenho nem palavras pra quantificar o que aprendi com essa experiência. Um dos motivos que me fez pegar um avião e correr pra Blumenau, foi também o de redescobrir minha origem alemã, e saí de lá com a certeza de que atingi meu objetivo ♥

Mas se faltam palavras pra explicar o que foi fazer parte do 1º Blogando no Vale Europeu, sobram elogios pra organizadora desse super evento:  Márcia Silveira Pessoa, idealizadora do blog  Casa de Doda, que coordenou com maestria, simpatia e muito carinho todos os nossos passeios e descobertas por Blumenau e Pomerade, cidades que ela tanto ama!

Agradecimentos também ao Cássio, seu marido e nosso companheiro de jornada, que acabou conquistando a amizade de todos, virando praticamente um blogueiro honorário!

Márcia, Cássio… vocês foram ESPETACULARES… à vocês o meu MUITO OBRIGADA, o meu TAUSEND DANK!

E essa lista aqui, é de toda a galera que fez esse sonho do blog Casa de Doda se transformar em realidade!

Obrigada à todos!

CERVEJARIA BLUMENAU

CERVEJARIA CONTAINER

VALE DO LÚPULO BREW SHOP

Aqui os lugares por onde andamos…

SABORES DE SANTA CATARINA

EFFORT DIGITAL

CUPCAKE IN BOX

CRW TECNOLOGIA EM EVENTOS

E claro, os blogs participantes

CASA DE DODA – Márcia Silveira Pessoa

VAMOS POR AÍ – Carol e Miranda

VIAJANTE SOLO – Denise Tonin

DESTINOS POR ONDE ANDEI – Gisele Prosdocimi

Aqui estão outros posts que fizemos sobre Blumenau, com dicas de lugares e dicas de passeios que fizemos

Planejar é viajar!
Roteiros & Dicas – Informações e ideias de roteiros, com dicas de viagem para os melhores destinos.