O segundo passeio de neve que fizemos no Chile foi conhecer o reservatório de água de Santiago, o

EMBALSE EL YESO!

embalse

Esse lugar dos sonhos está localizado na Cordilheira dos Andes, numa altitude de 2.500 metros, em San José de Maipo, que pertence à Região Metropolitana de Santiago!

MAS O QUE É ESSE EMBALSE?

Um embalse é um lugar de acúmulo de água, um reservatório. O Embalse el Yeso é exatamente isso: ele captura as águas do rio Yeso, que é um dos afluentes mais significativos do importante rio Maipo.

embalse

Alguns embalses são naturais, e se originam por exemplo, onde encostas entram em colapso e formam uma “bacia” hídrica, mas nesse caso, a represa de Embalse el Yeso foi construída, uma construção que durou 10 anos, inaugurada no ano de 1964.

embalse

A capacidade de resguardo é de 253 milhões de metros cúbicos d’água e é ele o principal responsável pelo abastecimento de água potável de nada mais nada menos que 7 milhões  de habitantes da Região Metropolitana de Santiago.

NOSSO PASSEIO

Quem nos levou pra esse super passeio foi o pessoal do Destino Chile, no dia seguinte ao passeio que fizemos pra Valle Nevado e Farellones (clique aqui e veja a nossa aventura por lá!).

Bem cedinho o guia Andres foi nos buscar no apartamento. Depois passamos pra buscar outros passageiros e lá fomos nós rumo à Embalse!

embalse É PERIGOSO IR PRA EMBALSE NO INVERNO?

Muito se fala sobre os perigos desse passeio no inverno, isso porque boa parte da estrada não é asfaltada e beira uma encosta.

Se você pensa em alugar um carro pra fazer esse passeio por conta própria… ESQUEÇA!

Dirigir na neve já é bem diferente de dirigir em qualquer outro terreno e nós, não estamos acostumados.

Sem um veículo 4X4 ? Pior ainda!

O melhor é ir com uma empresa conhecida, legalizada e onde os guias e motoristas conheçam REALMENTE o trajeto!

No nosso caso, tanto o guia Andres como o motorista eram chilenos, com anos de experiência nesse passeio, o que nos deixou totalmente tranquilas!

E foi um arraso de passeio!

embalse

COM QUE ROUPA IR NO INVERNO?

Aqui, diferentemente do passeio de Valle e Farellones, não existe a necessidade de alugar a roupa completa, mas a nossa dica é: alugue, pelo menos, a bota de neve!  Esse é o equipamento mínimo que você precisa pra chegar até o lago.

No nosso passeio paramos num lugar já em Cajón del Maipo, pra quem quisesse alugar algum equipamento.

embalse

Eu aluguei a bota, pois já tinha calça térmica/impermeável de outras viagens que já fiz, mas pra Ana o aluguel foi de bota e calça: e não me arrependo, isso porque ela adorou subir a encosta que estava lotada de neve!

embalse

CHEGANDO EM EMBALSE

A van que nos levou, parou o mais perto possível da trilha que nos levou até a represa, e assim que desembarcamos já começamos a percorrer o caminho rumo ao lago.

embalse

embalse

Com a altura (que pode causar falta de ar) e com o grande acúmulo de gelo, fomos caminhando bem devagar, aproveitando pra “namorar” a paisagem que é, sem dúvida, um espetáculo. Por isso não se preocupe que você não precisa ser um “expert” em caminhadas e trakings: vá no seu ritmo e aproveite a vista!

embalse

embalse

O LAGO

Quando chegamos e vimos aquela imensidão de água, foi a coisa mais emocionante! Lindo, lindo, lindo e como dizem, até arrepia!

embalse

A paisagem é de tirar o fôlego e pra nós brasileiros, que não estamos acostumados com tanta neve, é quase que uma pintura!

Fotos….  muitas fotos, pois o lugar é hors-concours!

embalse

No dia que fomos o tempo estava bem fechado e nem assim conseguiu tirar a beleza da paisagem!

VALE A PENA CONHECER EMBALSE EL YESO?

Vale MUITO!

Já ouvi pessoas que não quiseram fazer esse passeio, dizerem: “Ah, mas é só um lago!”

Ah… mas não é só um lago não!

É o todo! A paisagem, a neve, as montanhas, é estar no meio da Cordilheira dos Andes, é ter a experiência de andar na neve, de conhecer um lugar que poucas pessoas conhecem!

embalse

embalse

embalse

Embalse é mágico ♥

AGRADECIMENTOS

Mais uma vez o nosso agradecimento à toda equipe do Destino Chile, que nos proporcionou essa experiência maravilhosa, onde contamos com toda a infraestrutura e profissionalismo! E se quiserem ir conhecer esse lugar inesquecível, recomendamos essa equipe nota 10!

Érica, Rodrigo, Andres: recebam o nosso muito obrigada!


 

NOSSO PARCEIRO

DESTINO CHILE 

Rua Agustinas, 1022 conjunto 322 – Centro – Santiago

Fone: +56 9 5212-5506

E-mail: alo@destinochile.com.br


Planejar é viajar!
Roteiros & Dicas – Informações e ideias de roteiros, com dicas de viagem para os melhores destinos.

6 Comentários

    • Olá Kelly!
      Ansiosa? Pode ficar, porque o lugar é mesmo um arraso!
      Caminhamos meia hora da van até o lago, isso porque fomos bem devagarinho já que havia nevado muito e o chão estava escorregadio. Em termos de distância, o guia nos disse que dá em média um 800 metros de caminhada.

  1. Oi, Laura! Se vc tivesse que escolher entre conhecer Embalse el Yeso ou Viña del Mar + Valparaíso, escolheria qual?

    • No inverno: Embalse, sem dúvida!
      No verão: Vinã e Valpo
      Mas é aquilo, Júlia, vai de gosto. Mas Embalse no inverno é espetacular, coisa de ficar na memória e no coração!
      Vai escolher qual?

    • Oi Alexa!
      Você está perguntando sobre o Baños Colina e o Morales, em Cajón? Sim eles funcionam, aliás são muito procurados para quem quer relaxar e aproveitar os as águas termais, que vão de 25 a 70 graus Celsius, aquecidas por um vulcão!
      Passeio muito legal em qualquer época do ano!

O que achou?