detaxe1

 

O Tax Refund ou Detáxe é um valor que recebemos de volta quando fazemos compras em alguns países, como no caso da França, o que garante uma economia nas nossas comprinhas lá fora.

 

DÉTAXE – TAX REFUND 

O Détaxe é o mesmo que tax refund, ou seja,  uma “DESTAXA”, um valor que a gente acaba recebendo “DE VOLTA”, quando compramos na União Européia, da qual a França faz parte.

Tudo tem détaxe? Não!

E é aqui que vamos explicar um pouquinho como isso funciona.

 

QUEM PODE PEDIR O DÉTAXE ?

Conforme o site da alfândega francesa, são essas as pessoas que podem requerê-lo:

– residentes em países que não façam parte da União Européia na data da compra
– as de passagem pela França (menos de 6 meses)
– maiores de 16 anos

PROCEDIMENTOS E VALOR DAS COMPRAS

Dependendo do valor da sua compra, você tem o direito de receber de voltar 12% do valor gasto, que corresponde ao imposto embutido na sua(s) mercadoria(s).

Pra ter direito você deve seguir essas regrinhas aqui:

  • que o montante do valor de suas compras, numa MESMA LOJA e no MESMO DIA, seja SUPERIOR À €175,00 
  • o vendedor deve fazer um formulário, o  bordereau de vente à l’exportation, que deve ser assinado por ele e por você também.

NO AEROPORTO

Então, após realizar a compra você tem que avisar a loja de que você quer fazer o détaxe. Eles irão te dar um formulário que você irá utilizar no aeroporto antes do embarcar pro Brasil, e ANTES DE FAZER O SEU CHECK-IN, isso porque eles podem pedir pra ver o(s) produto(s) relativo(s) ao formulário de détaxe que você está apresentando.

Se você despachar a mala não terá como mostrar esse produto e, além de ficar sem o détaxe, você corre o risco de pagar um multa !

“L’absence de présentation des marchandises est sanctionnée par l’annulation du bordereau et éventuellement le paiement d’une amende.”  

“A não apresentação da mercadoria é punida com a anulação do formulário e eventualmente com o pagamento de multa.”

Então, chegando ao aeroporto, a primeira coisa que você deverá fazer é procurar a ALFÂNDEGA  (LA DOUANE), ANTES DE DESPACHAR SUAS MALAS !

Esse formulários podem ser validados pelos fiscais ou nas máquinas chamadas PABLO e você pode escolher como quer ser restituído: em dinheiro ou por cartão. O importante é SEMPRE VALIDÁ-LOS !

DÉTAXE ELETRÔNICO

pablo1

MÁQUINAS PABLO

Não conheço ninguém que tivesse feito détaxe por essas máquinas, mas dizem que é tranquilo. Aqui você acessa a página da alfândega, onde tem um vídeo super curtinho de como utilizar o tal terminal PABLO. A legenda está em inglês.

pablo2

TIPOS DE RESTITUIÇÃO

RESTITUIÇÃO NO CARTÃO

Coloque os formulários, DEPOIS DE VALIDADOS, nos seus envelopes e estes irão para a caixinha dos correios que fica geralmente ao lado das máquinas PABLO.

RESTITUIÇÃO EM DINHEIRO

Existe um guichê no aeroporto específico pra esse tipo de devolução, mas aparentemente sempre tem muita fila. Muita mesmo! Então se você optar por receber seu dindim dessa maneira, chegue cedo ao aeroporto pra não complicar o seu check-in!

DÉTAXE NA PRÓPRIA LOJA

Se você recebeu o seu détaxe no ato da sua compra, na própria loja, você TAMBÉM deve pedir o formulário porque ele também deverá ser enviado pelo correio, igual aos envelopes de quem pediu o détaxe pelo cartão.

AEROPORTO DE OUTRO PAÍS

E se eu deixar a União Européia por outra País que não a França, como peço o détaxe?

Nesse caso, depois de VALIDAR seus formulários no controle aduaneiro daquele País, você deve, você mesmo,  já no Brasil, enviar o formulário (no prazo de 06 meses da data da venda) ao vendedor.

Aproveitem as dicas !

* Créditos fotográficos
 Foto de capa: Pexels

 

O que achou?