Um passeio que nós adoramos foi conhecer a pequena Fiesole, coladinha com sua vizinha famosa Florença, e que você pode colocar no seu roteiro de cidades pra visitar em meio período.

Olha ela aí, lá no alto, como é mesmo “fofosa”!

COMO CHEGAR

Chegar em Fiesole é mega fácil, pois o ônibus que vai te levar até lá sai da Piazza San Marco, no final da Via Ricasoli. Essa praça você pode acessar seguindo pela rua da super Galleria dell’Accademia (onde está exposta uma das célebres obras de Michelângelo, David).

O ônibus que você vai pegar pra chegar até Fiesole é o ônibus nº7, e é um ônibus comum. Você pode comprar seu bilhete num quiosque na própria Piazza San Marco.

Se puder, sente-se do lado DIREITO do ônibus, que você terá uma vista linda pela sua janela ♥

A subida de ônibus até Fiesole dura em média 15 minutos, e você irá descer no ponto final, na Piazza Mino.

O PASSEIO AO TEATRO ROMANO

Quando fomos, escolhemos o período da manhã pois queríamos primeiro ver o Teatro Romano, que aliás tá super bem conservado. O endereço é Via Portigiani, 1.

Compramos os bilhetes…

…e logo na estrada a gente já vê as arquibancadas do Teatro.

fiesole

O que impressiona logo de cara é o quão conservado está esse sítio arqueológico.

fiesole

Impressionante também é pensar como era a época quando ele era usado pra peças e recitais!

Uma das coisas que você verá em todo lugar são as oliveiras. Eu nunca tinha visto uma oliveira até chegar na Itália e realmente é muito legal saber como são as azeitonas, antes de irem por potes do mercado!

azeitona

Além das ruínas do antigo teatro, a gente se encanta com o que restou das termas, do templo e de todo complexo datado do século III a.C., e que ainda podemos ver por lá.

fiesole

E de lá a gente consegue ver a paisagem Toscana também!

É um passeio muito gostoso, sem contar que lá você também vai poder entrar no museu etrusco que tem várias peças de época.

Depois da visita, aproveitamos e almoçamos em Fiesole, num dos muitos restaurantes que existem em frente à Piazza Mino. De “sobremesa” fomos conferir um mirante de onde a gente pode ver sabem o que? O Duomo de Florença!

O MIRANTE DE FIESOLE

Pra chegar no mirante, pegamos a calçada lateral da Igreja de San Romolo, naquela ruazinha que a gente vê nessa foto, no canto esquerdo inferior, na parte que está com sombra.

sanromolo

Seguindo essa rua, à esquerda teremos uma subida… linda, aliás. Confere aí se não é mesmo!

No final dessa subidinha (brincadeira, é subidona mesmo!) chegamos numa “pracinha”, com uma vista arrasadora da Toscana do lado direto, e olhando de frente, uma vista de toda Florença!

florença

Na imagem, feita com a nossa câmera velha (tadinha dela…), podemos ver o Duomo, o Palazzo Pitti e o Palazzo Vecchio.

Se sua câmera tiver um zoom bacana, pode se acabar de clicar essa paisagem, é demais!

Só se preparem pro vento, porque o que não falta lá é vento: despenteado seu cabelo, tirando seu chapéu… Uma aventura à parte!

É isso! Fiesole é a nossa dica pra quem já passeou ou já visitou Florença em outras oportunidades, e quer fazer um bate e volta diferente do tradicional Pisa/Lucca

 

*Créditos fotográficos

San Romolo: Flickr

Vista de Fiesole: Flickr


Planejar é viajar!
Roteiros & Dicas – Informações e ideias de roteiros, com dicas de viagem para os melhores destinos.

O que achou?