Quando estávamos pesquisando nosso roteiro pro Chile, soubemos que era preciso tomar muito cuidado com um papel, na verdade um papelzinho pequeno, que todos os estrangeiros que entram no Chile recebem, o chamado PDI, que na verdade é a TARJETA UNICA OBRIGATÓRIA. 

Confere essa dica imperdível,  pra você não se dar mal na Imigração!

NO AVIÃO

Ainda quando estávamos sobrevoando o Chile, dentro do avião, recebemos um formulário que deve ser corretamente preenchido e entregue aos comissários de bordo… esse aí:

Fique atento na hora de preenchê-lo, principalmente no campo onde está escrito APELLIDO, que em espanhol quer dizer SOBRENOME!

Não vai fazer igual àquele casal que estava viajando de Dublin pra Paris, e que nesse campo eles colocaram LITERALMENTE os seus apelidos: AMORZÃO E PRINCESONA (fofos, ok!)

Foto reprodução

Ainda bem que no caso desse casal super apaixonado, esse erro não impediu que eles fossem curtir Paris… já pensou ser barrado por isso e não poder ver a Torre Eiffel?!

Então, nada de colocar, Amorzão, Amorzinho, Gato, Lindinha, Florzinha ou Docinho: apelido quer dizer SOBRENOME  🙂

NO AEROPORTO

É no Aeroporto que você terá que apresentar seu documento, seja ele o seu RG (já que não existe a necessidade de passaporte para nós visitarmos o Chile) ou seu passaporte.

É claro que caso você tenha o seu passaporte, é legal levá-lo pois será mais um carimbo contando suas histórias de viagem!

Foi o que nós fizemos!

Depois de tudo conferido eles irão emitir a

TARJETA UNICA OBRIGATORIA

…que é o documento que comprova que você entrou LEGALMENTE em território chileno.

Por isso fique atento e guarde esse comprovante MUITO BEM GUARDADO, pois na hora de sair do Chile, ele será solicitado e se você não o tiver, corre o risco de perder seu voo até explicar a perda desse famigerado papelzinho!

Por isso que é bom sempre viajar com o PASSAPORTE, pois nesse caso, caso você perca sua tarjeta, a comprovação pelo carimbo do passaporte, de que você entrou legalmente no Chile, é bem mais tranquila!

PERDI  MEU PDI, E AGORA?

Caso você tenha perdido seu PDI, quando chegar na sala de embarque, informe o funcionário da Imigração sobre o ocorrido.

Você terá que preencher alguns formulários e dependendo do caso, pode ser que você tenha que pagar uma MULTA por não apresentar o documento. Por isso guarde-o bem!

Quanto menos dor de cabeça você arrumar com o pessoal da Imigração, melhor!

E claro, aproveite o Chile ♥

Aqui você tem mais alguns posts nossos sobre o Chile:


Planejar é viajar!

Roteiros & Dicas – Informações e ideias de roteiros, com dicas de viagem para os melhores destinos

Escrito por

O que achou?