londonLondres é uma cidade que faz parte dos sonhos de muitos turistas, mas onde a libra, custando sempre mais que o dólar e o euro, é um enorme pesadelo, e os custos com o transporte têm um peso bem grande no orçamento. Na nossa viagem pra lá conseguimos economizar,  E MUITO, com a promoção do passe emitido pela South West Trains, e que nem todos os viajantes conhecem… vem aprender!

A SOUTH WEST TRAINS

É a companhia de trens londrina, que opera na estação Waterloo para a região de South West e é também a responsável pelos TRAVELCARS, dentre eles um que salvou nosso bolso quando estivemos na cidade, e o melhor: pra conseguir esse descontão, não é preciso andar de trem não!

O que é necessário, sim, é que o travelcard seja adquirido em uma das várias estações ferroviárias da South West Trains, e isso não tem segredo nenhum!

ONDE COMPRAR E ONDE USAR O TRAVELCARD

Esse passe, como falamos, só pode ser comprado em uma das estações ferroviárias de Londres, dentre elas a Waterloo, (onde compramos o nosso e que fica próxima à London Bridge), Victoria, Euston, St. Pancras, King’s Cross, Paddington, mas NÃO É VENDIDO no Aeroporto de Heathrow.

Pra que não haja confusão entre as estações, já que existem estações de trem e de metrô com nomes idênticos, clique aqui e veja o mapa do metrô de Londres pra ver quais estações têm o símbolo da FERROVIA, que parece um sinal de “diferente” em vermelho.

TRAVELCARDS

Se você vai passar apenas um dia em Londres, a opção é comprar o travelcard de um dia que são os:

  • DAY TRAVELCARD ALL DAY – usado o dia todo
  • DAY TRAVELCARD OFF-PEAK – pode ser usado após o horário de pico – após às 09h30

(exceto, claro, os turísticos HOP ON / HOP OFF).

Porém, geralmente as pessoas costumam passar em média de 5 a 7 dias em Londres, e nesse caso nossa recomendação é comprar o travel de 7 dias, o 7-day travelcard (mesmo que você fique apenas 5 dias, esse travelcard  vale a pena).

Se for ficar menos de cinco dias, use o Oyster Card – Pay As You Go pra viajar quanto quiser.

Nós testamos e APROVAMOS o…

7 DAY TRAVELCARD – NATIONAL RAIL

travelcard

 

TEM UM ESPAÇO PRA FOTO… PRECISA MESMO DE FOTO?

Sim, pra conseguir o Travelcard de 7 dias é necessário levar uma foto 3X4 que será colada nesse cartão, emitido pela National Rail, onde também constará o número do seu travelcard e a sua assinatura.

Seu documento pessoal será solicitado: apresente seu passaporte (aliás, não saia sem ele!).

Esse “kit” de passe/identificação é feito na hora da compra, em um dos guichês das estações FERROVIÁRIAS, sendo que o  nosso fizemos na estação Waterloo e foi super rapidinho!

Depois que esse documento com foto é feito, junto com ele você receberá o seu travelcard propriamente dito, que é o que você irá usar nas catracas do metrô e mostrará aos motoristas de ônibus.

Então, quando estiver fazendo sua check-list de viagem, não esqueça de colocar na sua bagagem uma foto 3X4 pra poder fazer o seu travelcard!

Poxa… esqueceu? Você pode tirar sua foto na hora, naquelas cabines automáticas desembolsando entre 5 e 7 libras por meia duzia de retratos.

 

COMO USAR O BILHETE E QUANTO CUSTA?

O valor desse travelcard para 7 dias, com validade para as zonas 1 e 2, que abrangem todas as atrações turísticas, custa hoje £ 33,00 (caso você queira um outro tipo de cartão, que cubra outras zonas ou pra mais tempo, os valores serão outros). Clique aqui e confira os valores de 2017 tanto do OYSTER – PAY AS YOU GO quanto do TRAVELCARD por zonas

No ônibus é só mostrar seu kit para o motorista… moleza. Vale lembrar que apenas no metrô existe o problema de trafegar em zonas (zona, 1, 2, 3…). Não há restrição de zonas nos ônibus!

Nas estações do metrô, você vai usar o ticket que tem a tarjeta magnética que vem no seu kit. Coloque seu ticket antes de passar pela catraca, e ele vai passar por dentro dela e sair do outro lado. Pegue de volta e guarde dentro do seu kit pra não amassá-lo!

DICA:

Quando você SAIR da estação também deverá colocar o passe na catraca, diferentemente dos metrôs aqui no Brasil.

 

 PORQUÊ O TRAVELCARD  DA SOUTH WEST TRAINS  FOI O NOSSO ESCOLHIDO

Ficamos 5 dias em Londres e colocando as contas no papel, ele sairia mais barato que comprar passes unitários (precisaríamos ganhar na mega sena se quiséssemos fazer isso!), e comparado ao Oyster ele era bem mais prático.
Ok, você precisa levar uma foto (o que é algo muito simples, né?) e comprá-lo numa estação ferroviária (A Waterloo é super perto da London Bridge e tem uma arquitetura show, vale o passeio até lá), mas a dificuldade na aquisição acaba aí.
Outro modo de se locomover em Londres é usando o conhecido Oyster.
Como um cartão de crédito, ele custa £5,00 (valor que pode ser reembolsável caso você devolva seu cartão), também tem tarifas mais baratas que as individuais, e pode ser comprado nas estações do metrô, inclusive no Aeroporto de Heathrow. Pode ser usado no sistema PAY AS YOU GO, como passe SEMANAL, MENSAL OU ANUAL (valores aqui)

Crianças com até 11 anos não pagam  transportes em Londres e se elas tiverem entre 11 e 15, existe o YOUNG VISITOR DISCOUNT  pra aqueles que ficarão até 14 dias na cidade. Acompanhados de um adulto que carregará no Oyster esse passe, a criança terá um desconto de 50% da tarifa normal, debitado somente quando usar o transporte. Após os 14 dias a criança pagará tarifa fechada.

Então, pra se beneficiar desse super desconto do 7 day Travelcard da National Rail, leve sua foto 3X4, faça seu travelcard e ande quantas vezes quiser:

  • naqueles famosos ônibus vermelhinhos de 2 andares, ou…
  • nas muitas estações de metrôs (algumas delas inclusive foram refúgios na época da 2a. Guerra!).

E e aproveite tudo que Londres tem a oferecer!

 

4 Comentários

  1. Olá Laura
    Estou indo a Londres com a minha filha que JÀ tem 11 anos pela primeira vez, em janeiro próximo, e tenho algumas dúvidas. Vamos ver se vc consegue me ajudar. A primeira é se ela com 11 anos ainda tem isenção no transporte. A outra é com relação ao TraverCard ou Oyster…vamos ficar oito dias, nossa hospedagem é em Paddington e devemos usar bastante o transporte, inclusive o trem da National Rail para Watford Junction, já que vamos nos estúdios do Harry Potter. O que vc acha mais negócio para a gente?
    Desde já obrigada!!

    • Nossa que delícia, Anne!

      Na primeira vez que viajei com a Ana pra Europa, ela também tinha 11 aninhos! Passou tão depressa… Bom vamos lá, que deu até saudade daquela época! Pra Londres eu viajei com meu filho, que na época ia fazer 18 anos (aliás, no dia do niver, fomos festejar a data em Liverpool!).
      Lá nós utilizamos o TRAVELCARD, aquele que a gente tem que levar uma foto 3X4 pra fazer, como explicamos no post, e isso ajudou muito o nosso bolso e sempre que dá, nós o recomendamos pra quem vai ficar mais de 6 dias na cidade, o que é o seu caso.
      Se você fosse ficar até 5 dias, valeria a pena usar o Oyster Card pay as you go, onde você usa o metrô e ônibus quantas vezes quiser nas zonas 1 e 2.

      Com relação à idade da sua pequena,ela direito 50% de desconto, conforme consta no site da National Rail (http://www.nationalrail.co.uk/times_fares/46494.aspx)

      “…Children aged five to fifteen inclusive get a 50% discount on most tickets.”

      Pra chegar aos Estúdios do Harry Potter, que está localizado em Leavesden, você tem que pegar um trem na estação London Euston, e o trajeto leva mais ou menos 25 minutos. Optando pelo 7 day Travelcard da National Rail, você terá que comprar uma extensão no guichê de venda de passagens da estação ferroviária. Mostre ao funcionário seu travelcard e ele te passará o valor dessa extensão (não consegui achar qual é esse valor, mas não deve ser caro pois é um trajeto curto).

      Espero ter ajudado, mas qualquer outra pergunta, é só mandar que a gente tenta responder!
      Abração!

O que achou?