butte-chaumont

Montmartre é nosso xodó, e aqui vamos deixar algumas dicas de como aproveitar os lugares próximos à Basílica do Sacré-Cœur, da colorida Place do Tertre e seus pintores, das escadarias bucólicas, dos antigos cabarés e do vinhedo Clos de Montmartre.

LA BASILIQUE DU SACRE-COEUR DE MONTMARTRE

sc3

O metrô mais próximo é o ANVERS (linha 2). Para chegar até a Basílica, suba pela Rue de Steinkerque e aproveite pra comprar todas as lembrancinhas que quiser, porque aqui é um dos endereços mais baratos de Paris, em se tratando de souvenirs de viagem !

A subida até a igreja pode ser feita à pé ou pelo funiculaire – um trenzinho de cremalheira que fica no lado esquerdo das escadarias e do famoso carrossel de Montmartre (vale pra quem tem o Paris Visite ou o Navigo Découverte).

sc11gimp

AS ESCADARIAS DE MONTMARTRE… UM PERFEITO TÚNEL DO TEMPO!

e1gimp

escadas2.600

E…

e3gimpescadas.600

PLACE DU TERTRE

Perto do Sacré-Cœur está a famosa Place du Tertre, conhecida por ser frequentada por pintores de quadros e de caricaturas. Lá também existem vários restaurantes e geralmente sempre está tudo mais que lotado, mas vale a visita !

place-du-tertre

tertre

 

LA MAISON ROSE

Pegando a Rue Norvins e descendo pela Rue des Saules, você passará pela La Maison Rose, que fica na esquina com a Rue de l’Abreuvoir (aqui a foto atual e a de 1900).

la-maison-rose

maisonrose1.600

 

AU LAPIN ÀGILE

Seguindo  ainda pela Rue des Saules, fica o prédio do antigo cabaré,  Au Lapin Agile.

mt24gimp

1872
1872

 

LA VIGNE DU CLOS MONTMARTRE

Na lateral do Au Lapin, na Rue Saint Vincent, fica a Clos Montmartre e seu vinhedo em plena Paris !

mt23gimp

vigne

Montmartre é ou não é um passeio pela história ?

 

* Créditos fotográficos

 

O que achou?