Um passeio super gostoso pra se fazer aqui em São Paulo é visitar a Pinacoteca, principalmente aos sábados quando a entrada é gratuita!

Carinhosamente chamada de PINA, a Pinacoteca do Estado de São Paulo fica pertinho do metrô Luz, em um prédio lindo, datado de 1900 e projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi (naquela época, esse edifício abrigava o LAO – Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, criado em 1873).

Hoje, após a reforma feita na década de 90, a PINA tem um dos maiores acervos da arte brasileira dos séculos XIX e XX, e  pra quem quiser ter informações mais detalhadas da sua história, é  só clicar aqui,  porém,  mesmo pra quem é leigo no quesito História da Arte, vai certamente se deparar com algumas obras e artistas bem conhecidos por nós!

Bora conhecer um pouco desse espaço super gostoso, e que tem uma localização bacana pra quem quer usar o metrô pra passear!

COMEÇANDO O PASSEIO

Logo que entramos no museu passamos por esse Jardim de Inverno que traz um clima bastante descontraído e ao mesmo tempo muito aconchegante…

pinacotecaSP

 

Nesse mesmo piso, existem painéis que contam um pouco da história da Pinacoteca desde o seu início quando abrigava o LAO, e que falam também sobre as mudanças de endereço do acervo desde o início até os dias de hoje.

pinacoteca

Quando fomos, a obra da artista Niki de Saint-Phalle, pintora, escultora e cineasta francesa, chamada “Fontaine aux quatre nanas” (Fonte das quatro moças) estava sendo exibida neste piso da Pina. Super colorida, faz um sucesso com a criançada!

Fonte

TARSILA DO AMARAL

No andar acima, temos uma galeria onde muitos dos quadros expostos são conhecidos por nós, com destaque pra Tarsila do Amaral, pintora ligada ao movimento modernista brasileiro, e sua obra Antropofagia, mundialmente apreciada

antropofagia

Infelizmente o vidro de segurança que protege a obra, acaba dificultando pra que as fotos fiquem boas… faz parte!

DI CAVALCANTI

Outro pintor muito conhecido, Di Cavalcanti, também tem algumas obras espalhadas pela PINA:

DiCavalcanti
Bumba meu boi, 1945
DiCavalcanti
Mulher com chapéu de panamá, 1940
Bordel
Bordel, década de 1930

VICTOR BRECHERET

Um dos mais importantes escultores, Victor Brecheret, (ítalo-brasileiro) também tem obras suas expostas na Pinacoteca:

Brecheret
Templo da minha raça, 1921

Não sabe quem é ele?

Se você for de São Paulo, sabe sim, pois é ele o autor do mais famoso monumento que temos na nossa cidade, o “Monumento às bandeiras”, carinhosamente chamado de “EMPURRA EMPURRA”, que fica ali do ladinho do Parque do Ibirapuera.

Ainda não sabe qual é esse monumento? Clique aqui e conheça!

OUTROS ARTISTAS FAMOSOS

Iberê Camargo, Cândido Portinari, Alfredo Volpi, Almeida Junior e outros tantos artistas estão presentes com seus incríveis trabalhos, e é uma delícia percorrer os corredores do museu em busca de suas obras!

MAIS DA PINA

Biarritz
Paul Michel Dupuy – Praia de Biarritz,, 1913
Jardim
Eliseu Visconti – Maternidade, 1906
Escrava
Oscar Pereira da Silva – Escrava romana, 1894

LOJA E CAFÉ

Dentro do edifício exite uma lojinha onde existem muitas coisinhas bacanas,

Loja

… e pra quem ficar com aquela fominha, no térreo existe um café com vista pro Parque da Luz, que hoje em dia está muito bem cuidado e é um cantinho delicioso pra um bate papo ou pra tomar um cafezinho!

café

 

Por ser um passeio que pode ser feito tanto nos dias de sol, como nos dias nublados (ou mesmo com chuva), conhecer a Pinacoteca de São Paulo é uma super dica, principalmente aos sábados com a entrada gratuita, sem falar que a localização, ao lado da estação Luz do metrô, tem um acesso super fácil.

Então, a partir de agora, sem desculpas pra apreciarmos um pouco da história dos nossos grandes artistas brasileiros!

 

 

 

2 Comentários

O que achou?