florenca

Pois é, Florença não tem só esculturas, museus e igrejas de tirar o fôlego. Florença tem um porquinho que todos os turistas AMAM!

 O MERCATO NUOVO

O Mercato Nuovo (Mercato del Porcellino, Mercato della Paglia, Florence Market),
foi construído pertinho da Ponte Vecchio (a queridinha de Florença), entre os anos de 1547 e 1551 por Giovan Battista del Tasso e naquela época, ali eram vendidos principalmente, artigos de seda.

Hoje há uma miscelânea de quincalharias vendidas ali: camisetas, cachecóis, blusas, lembrancinhas aos milhares, mas sobretudo artigos de COURO.

Mas fique atento!

As barracas mudam de lugar todos os dias, então, se comprar algo e depois quiser trocar, veja com qual comerciante você adquiriu seu produto. Se possível peça um cartãozinho… vai facilitar muito !

Abre às 8:00 da manhã e fecha quando anoitece.

Viu alguma coisa que gostou? COMPRE ! Eu vacilei…

Vi uma bolsa de couro linda e deixei pra comprar no dia seguinte, depois que eu voltasse do passeio de Fiesole. Não deu tempo ! O passeio demorou, a noite caiu e minha bolsa tchau tchau. No dia seguinte meu trem partia super cedo pra Veneza. Ficou pra próxima …

Voltando…

A FONTANA DEL PORCELLINO

O ponto principal desse mercado ou Loggia, como eles chamam por lá,  é a Fontana del Porcellino, algo como “porquinho” em italiano.

Mas não se deixe enganar !Na verdade o Porcellino não é um porco, mas sim um javali com presas enormes, porém o nome “Porcellino” pegou e sempre foi conhecido assim.

A estátua do javali “Porcellino” foi feita em bronze por Pietro Tacca no século XVII, sendo que a original está exposta no Palazzo Pitti, e que também é uma cópia da escultura que está na galeria Uffizi … flo18gimp

 A LENDA DO PORCELLINO

Dizem que quem quiser retornar à Florença tem que esfregar a mão no focinho do “porco” (por isso essa parte da estátua está sempre, digamos… lustradinha), e colocar uma moeda na boca do bichinho, torcendo pra que ela caia por entre as grades que existe perto das suas patas. Esfregou o focinho e a moedinha caiu direitinho ? Parabéns ! Sua volta à Florença está garantida, segundo essa lenda !

Sim, eu fiz, deu certo o passo a passo, e agora estou só esperando a hora de rever esse “porquinho” !

 

  A PEDRA DA VERGONHA

Mais uma da Loggia del Porcellino, essa Pedra da Vergonha ou do Escândalo, é uma roda feita de mármore bicolor, colocada no meio do mercado e onde eram punidos os devedores de Florença na época da Idade Média.

A “sentença” consistia em humilhar o devedor, acorrentando-o, abaixando suas calças e o obrigando a bater com a bunda contra essa pedra.

Pensa uma pena assim nos dias de hoje? Acho que o povo picareta ia pensar duas vezes antes de contrair dívida !

Aproveite a visita ao mercado e veja se consegue encontrá-la!

 

* Créditos fotográficos

O que achou?