rudesheim

Rüdesheim é aquela cidadezinha estilo filme Harry Potter, medieval, aconchegante, e  pra quem estiver em Frankfurt é passeio delicioso numa linda cidade do interior germânico.

 

Essa é, sem dúvida, a cidadezinha preferida da minha família e todos nós aqui, a amamos de todo coração! Estilo medieval, toda pequenininha e toda fofa, Rüdesheim nos faz suspirar de saudade !

rud1gimp

COMO CHEGAR:

Se tiver passeando com carro, deve pegar a rodovia A3.

De trem:  Estação Central de Frankfurt  direto pra cá e em mais ou menos 1:20h de viagem (com belas paisagens de brinde!), a chegada é feita na pequena estação de Rüdesheim.

ATENÇÃO

O trem que chega até aqui é operado pela empresa VIAS GmbH, um trem REGIONAL, e nós sempre compramos os passes um dia antes, na própria Hauptbahnhof  (Estação Central) de Frankfurt, nos guichês de compra e não nas máquinas automáticas. As atendentes estão acostumadas a atenderem em inglês, relaxe !

Vamos lá… Rüdesheim !

RÜDESHEIM NO OUTONO/INVERNO

rud14gimp

A cidade é linda em qualquer época do ano. Eu fui em novembro e já estava bem frio. Peguei um dia onde garoou bastante, mas isso nem de longe tirou o encanto da cidade. Infelizmente, perto do final do ano, os principais passeios (navegar pelo Reno) e o teleférico – ponto turístico (Templo de Niederwald) não estavam funcionando.

rud3gimp

Mas passear pelas ruazinhas de Rüdesheim, comer uma boa comida e admirar a paisagem fui suficiente pra cair de amores por ela !

rud6gimp

rud7gimp

RÜDESHEIM NA PRIMAVERA/VERÃO

rud20gimp

Quando meu filho retornou à Rüdesheim e levou com ele a irmã e a avó, era primavera, e a cidade já estava ensolarada e florida.

rud26gimp

PASSEIOS QUE RECOMENDAMOS

NAVEGAR PELO RENO

O passeio de barco pelo Reno é um daqueles passeios que ficam na memória. Minha mãe AMOU, e disse que de todos os passeios daquela viagem, foi o que ela mais curtiu!

Existem vários tipos de passeios, sendo que alguns duram quase SEIS HORAS, que é quando se pega o barco de Rüdesheim até Klobenz. Se esse é o passeio que você quer fazer, sugiro comprar seu passe de ida até Rüdesheim e o de retorno saindo por Koblenz (cidade onde os rios Reno e Mosel se encontram!)

O que o meu pessoal escolheu foi o passeio mais curtinho, que dura entre uma hora e meia e duas horas. Esse foi o trajeto percorrido pelo barco:

Sai de Rüdesheim e passa por Bingen (que é a cidadezinha que fica em frente),  Aßmannshausen, Burg Rheinstein, Trechtingshaussen e depois ele volta pra Rüdesheim (a palavra em alemão ZURÜCK quer dizer VOLTA)

BigenRüds.600

rud88gimp

rud91gimp

TELEFÉRICO

Além do passeio de barco, tem também o passeio de teleférico, que te leva pra conhecer o mirante da cidade, o Templo de Niederwald, e a estátua Niederwalddenkmal, de 10 metros de altura, erguida para comemorar a vitória Franco-Prussiana de 1870, que ensejou a unificação da Alemanha.

O teleférico funciona de março à outubro a partir das 9:30 e o fechamento depende da época do ano. De novembro à fevereiro ele fica fechado.

Os ingressos são comprados na Oberstrasse nº 37, no  final da Drosselgasse.

rud21gimp

A cidade é repleta de bons restaurantes e lojas que vendem prata e couro.

rud46gimp

Como eu disse, Rüdesheim é realmente um encanto e sempre vale o bate e volta !

 

* Créditos fotográficos

O que achou?