Pra quem vai tirar seu passaporte pela primeira vez ou pra quem precisa “renovar” o antigo, fizemos esse passo a passo pra que você não se enrole e possa fazer tudo rapidinho!

Coloquei o verbo renovar entre aspas, porque não existe renovação nem prorrogação de passaporte, sendo que os trâmites exigidos pela Polícia Federal são sempre os mesmos, tanto pra quem vai tirar seu passaporte pela primeira vez, quanto pra quem está com o seu pra vencer.

 

ACESSE O SITE DA POLÍCIA FEDERAL

No site da Polícia Federal você encontrará todas as informações necessárias pra solicitar seu passaporte, então, pra começar, clique em PASSAPORTE, ou clique aqui e vá logo pra página REQUERER PASSAPORTE PARA BRASILEIROS.

CONFIRA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Veja quais são os documentos necessários pro seu caso.

E sim, cada caso é um caso, exemplo: se você mudou seu nome, se você vai solicitar passaporte pra menor de idade, se já teve seu passaporte antigo apreendido… você deverá proceder de maneiras diferentes em cada caso desses.Por isso é sempre bom conferir!

Agora,  se você já tiver tudo em mãos, pode gerar sua GRU e pagar a taxa de emissão de passaporte que hoje maio/17 é de R$ 257,25.

Mas o que é GRU?

A Guia de Recolhimento da União (GRU) é um dos documentos instituídos pelo Ministério da Fazenda para que o cidadão faça pagamentos a órgãos públicos federais

 

GERANDO A GRU

No canto esquerdo da página, na aba SERVIÇOS, tem lá um campo escrito GRU. Clicando nele irá aparecer qual tipo de GRU você deseja pagar, e nesse caso será a GRU relativa à emissão de passaporte. Clicando em passaporte, você será redirecionado pra essa página aí.

Preencha seus dados, escolha a cidade onde você quer fazer os trâmites do pedido de passaporte, e depois você poderá imprimir sua GRU.

Pague dentro do prazo e aguarde a liberação do site pra que você possa, só depois disso,  fazer o agendamento.

Geralmente a liberação ocorre dois dias depois do pagamento da GRU.

AGENDAMENTO

ESCOLHA SEU  PEP – POSTO DE EMISSÃO DE PASSAPORTE

Assim que for liberado seu acesso, agende rapidinho!

No nosso caso, como não havia quase data disponível em outros lugares, escolhemos fazer nosso passaporte no Shopping D aqui de São Paulo.

Quando você vai com mais de uma pessoa, assim que o agendamento é liberado, coloque o número de pessoas pra aquele agendamento, e todos poderão comparecer juntos, no mesmo horário e dia, como no nosso caso:

No dia e hora marcados, leve todos os documentos exigidos e vá pro endereço do seu PEP.

 

CHEGANDO NO POSTO DE EMISSÃO DE PASSAPORTE

Chegue cedo, pois sempre há filas pra emissão de passaporte!

Logo na entrada do nosso PEP, um funcionário confere se você está com o papel do agendamento (esse aí de cima), pergunta se você tem TODOS os documentos exigidos e já te encaminha pra uma fila.

Depois que você é chamado, irá apresentar pra um outro funcionários todos os seus documentos, momento em que é feita a verificação das informações. De lá você é encaminhado pra tirar sua foto e colocar suas digitais.

Tudo feito, você recebe de volta o papel do protocolo com um carimbo especificando a data de quando seu passaporte ficará pronto, o que hoje leva em média 7 dias úteis. Lembrando que todos têm que retornar ao PEP pra pegar PESSOALMENTE seu passaporte, pois existe a necessidade de assinar o documento.

MUDEI DE NOME, QUAL DOCUMENTO LEVAR?

Existem algumas hipóteses em que é permitido que alguém mude de nome, uma delas e a mais comum é quando a pessoa casa e anexa o sobrenome do parceiro. Nesse caso leve a certidão de casamento pra provar a mudança de nome.

Se uma pessoa casada se separa, pode voltar a usar o nome de solteiro(a), então nessa hipótese, leve a certidão de casamento que contenha a averbação da separação ou divórcio, e também a nova certidão de nascimento, já constando o nome corrigido.

Mas existe também aquela pessoa que muda de nome em razão de DECISÃO JUDICIAL, que foi o que aconteceu comigo e com meus filhos.  No nosso caso, entramos na justiça pra termos o direito de usarmos o sobrenome da minha mãe como último sobrenome.  Na verdade,  eu nunca tinha tido o sobrenome dela, pois quando meu pai me registrou, deliberadamente colocou o nome que ele bem entendeu. Por isso meus 2 sobrenomes eram só dele. Por isso queria muito arrumar essa bagunça, e dar o devido crédito a quem realmente me criou… e foi o que fiz!

Então, pra quem teve seu nome modificado por meio de DECISÃO JUDICIAL recomendo que leve a nova certidão de nascimento devidamente averbada onde conste não só o nome novo, mas também que fique claro qual era o antigo.

Se na averbação da sua nova certidão de nascimento só constar o novo nome, leve também a certidão de nascimento onde conste o nome antigo!

Eles vão querer essa informação do “antes X depois”.

OBS: Leve também a sentença… nunca se sabe se vão querer conferir!

 

PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA

Algumas pessoas podem, dependendo do caso, solicitarem um passaporte emergencial:

nas hipóteses de catástrofes naturais; conflitos armados; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau, para a proteção do seu patrimônio, por necessidade do trabalho, por motivo de ajuda humanitária; interesse da Administração Pública ou outra situação emergencial cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

E sim: você terá que apresentar um documento que comprove a sua situação emergencial, além de pagar uma taxa maior que a de um passaporte comum!

Pra mais informações sobre esse tipo de passaporte, clique aqui

 

VALIDADE DO PASSAPORTE

passaporte

Independente da validade, a taxa cobrada é sempre a mesma, salvo em caso de passaporte emergencial, que como dissemos, é maior.

 

 TENHA O SEU PASSAPORTE

É super fácil ter seu passaporte na mão, afinal de contas, vai que você dá de cara com aquela super promoção de passagens, vai que encontre aquela viagens dos sonhos por um precinho que cabe no seu bolso?

Não dá pra perder uma oportunidade assim só porque você ainda não tem esse documento, né?

 

 

 

O que achou?