sala-dos-espelhos

 

Sim, Maria Antonieta, a rainha da França, casada com o rei Luís XVI tinha não um, mas DOIS “esconderijos” dentro de Versalhes e que, certamente, eram os seus lugares preferidos.

canal960

A famosa rainha da França, Maria Antonieta (em francês: Marie Antoinette Josèphe Jeanne de Habsbourg-Lorraine) não era francesa, era austríaca (foi, inclusive, Arquiduquesa da Áustria), mas ficou conhecida mesmo por ter sido Rainha Consorte da França e Navarra!

Em abril de 1770 com apenas 14 anos de idade,  casou-se com o então Delfim da França  e futuro Rei Luís XVI, numa uma tentativa de fazer uma aliança entre a França e a Áustria.

E imaginem: desde aquela época existia  bullying!  A futura rainha da França ganhou, pela corte francesa (que, diga-se de passagem, não a suportava) o apelido de l‘autre-chienne , que quer dizer “a outra cadela”, que tem o som bem parecido com a palavra autrichienne que significa mulher austríaca … Verdade !

Mas, vamos lá….

A Maria, apesar de adorar a vida de gastos e de festas, ela muitas vezes preferia se afastar do Palácio e se acomodar no chamado  Petit Trinon,  um mini palácio construído anteriormente pelo Rei Luís XV para sua amanta Madame de Pompadour.

Em agosto de 1775, o rei Luís XVI presenteou sua esposa Maria Antonieta com esse anexo, o qual ela já havia restaurado, de um jeito simples e aconchegante.  Era lá que ela gostava realmente de ficar ! Era o seu… “esconderijo” número 1 !

 

ESCONDERIJO NÚMERO 1 !

 

petit960
Fachada do Petit Trianon

Nos arredores do Petit Trianon temos o Jardim Francês e o Inglês.

Temos também o Belvedere ou Salão de Músicas onde a Rainha aproveitava seus saraus.

belvedere960

Mais um elemento marcante dos arredores do Petit Trianon é o Templo do Amor. Clique aqui que fiz um post todinho pra ele !

Templo do Amor

Templo do Amor

 

O ESCONDERIJO DENTRO DO ESCONDERIJO

 

Ok, já sabemos que a Rainha preferia ficar longe do Castelo, quietinha lá no Petit Trianon. Mas, um pouco mais afastado, fica o lugar que, como muitos atestam, era realmente o xodó dessa Rainha: o HAMEAU !

 

Caminho para o Hameau
Caminho para o Hameau

 

Como ela sentia muita saudade da Áustria, principalmente do rústico interior austríaco, Maria Antonieta mandou construir seu próprio Hameau, ou seja, sua própria cidadezinha, sua aldeia, que ficou pronta em 1783, e que também é conhecida como o

DOMAINE  DE MARIA ANTONIETA

 

O Hameau é um lugar fantástico ! Tem um lago, onze casinhas com telhados de palha, hortas, pomares, jardins e até mesmo um farol!

hameau1960

farol960

A maior de todas as construções é a Maison de la Reine, ou a Casa da Rainha… Coisa mais fofa !

casalareine960

Dizem que aqui a rainha ordenhava, cuidava das plantas, dos animais e assim matava a saudade do interior daquele que sempre foi o seu amado país: a linda Áustria !

É mesmo imperdível… e confesso: quando fomos visitar a primeira vez o Palácio de Versalhes, ficamos tanto , mas tanto tempo no Domaine que quando subimos pra entrarmos no Castelo, ele já estava fechado! (Ok… usamos isso como pretexto pra voltarmos uma segunda vez!)

 

COMO ENCONTRAR O DOMAINE

Já ouvi relatos de pessoas que visitaram o Petit Trianon mas não conseguiram achar o Hameau…

Quando pegar o ingresso para o Palácio, eles entregam um mapinha ! Nesse mapa existem as coordenadas certinhas pra se achar não só o Hameau (Domaine), como também o Templo do Amor e o Belvedere !

Dicas :

  • compre o ingresso completo, que vai incluir a visita ao Grand e ao Petit Trianon também !
  • depois que visitar o interior do Petit, a saída é pelo jardim e logo à direita terá uma especie de cancela: não vá por aí! Sai pelo lado esquerdo, por entre o verde dos jardins, seguindo as trilhas pelo chão. Elas certamente te levaram aos lugares certinhos !

 

Para saber como chegar ao Palácio de  Versalhes de trem (que é o modo mais barato que existe) ,clique aqui e bom divertimento!

 

* Créditos fotofráficos:

 

Planejar é viajar!
Roteiros & Dicas – Informações e ideias de roteiros, com dicas de viagem para os melhores destinos.

2 Comentários

  1. Boa tarde!

    Com esses esconderijos super formosos e charmosos, até eu me manteria escondidinha com muito gosto! Adorei os recantos!

    Um abração,

    Lena

    • roteirosedicas Responder

      Que bom que curtiu, Lena ! Hora de voltar pra Paris e dar um pulo pra conferir pessoalmente, o que acha ?!Beijocas

O que achou?