roma

Essa dica é imperdível pra você que está indo pra Roma: ver a cidade lá do alto, do teto do famoso Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II.

Viu o Coliseu lá atrás? É desse vista que estamos falando!

Vem que te conto como fazer pra chegar aí ♥

Na nossa viagem pra Roma, o passeio que fizemos na nossa primeira manhã foi conhecer esse, que é um dos monumentos mais visitados, o Vittorio Emanuele II, ou Altare della Patria. Além da visita, fomos também procurar o elevador panorâmico que permite que os turistas subam no seu “teto”, e assim possam admirar Roma lá de cima!

Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II

Esse é um lugar que impressiona, principalmente pelo seu tamanho e pelo material de que ele é feito: todinho de mármore branco!

vittorioemanuele

As esculturas que ficam no topo também são lindas e podem ser vistas mesmo de longe, de vários pontos de Roma como por exemplo, do Mercado Trajano, do Foro Romano e  por isso é uma visita mais que obrigatória pra ser colocada em qualquer roteiro de visitação de Roma:

vittorioemanuele

vittorioemanuele

A Wikipédia explica que:

O Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II ou Altare della Patria ou ainda Il Vittoriano, é um monumento em honra ao primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Situa-se em Roma entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino tendo sido projetado por Giuseppe Sacconi em 1885. Foi inaugurado em 1911 e completado em 1935.

Feito de puro mármore  branco de Botticino, Bréscia, apresenta majestosa escadaria, colunas coríntias, fontes, uma enorme estátua equestre de Vítor Emanuel e duas estátuas da deusa Vitória em quadrigas. A estrutura tem 135 metros de largura e 70 metros de altura, mas se as quadrigas e as vitórias aladas forem incluídas, a altura passa a ser de 81 metros. A base do monumento abriga o museu da Unificação Italiana.

Curiosidades

  • Por ser todo branquinho, o monumento chama a atenção na paisagem de Roma onde a maioria dos prédios tem aquela cor “de barro”, por isso ganhou 2 apelidos engraçados: bolo de noiva e máquina de escrever (que na verdade eu nunca vi pessoalmente, só por foto, mas se ganhou esse apelido, deve ter merecido rsrsrs!)
  • Foi lá que vi pela primeira vez elas: as gaivotas, em italiano gabbianos! Foi paixão à primeira vista, pois elas são divertidas e estão por todos os lugares.

gaivota

Tanto que amei os gabbianos que comprei um de pelúcia quando eu estive hospedada no Mont Saint Michel (clique aqui pra ver o post sobre esse lugar dos sonhos!).

gaivota

Olha o meu gabbiano (em francês, mouette), como é fofo!

 

Como chegar aos elevadores panorâmicos

Subindo as escadas do Vittorio Emanuelle, à direita fica o corredor pra acessar o elevador, e é lá também que você vai comprar seu bilhete, como esse aqui ó:

elevadorpanoramico

Lá no site onde encontramos as informações sobre os elevadores, diz:

Terraço do Vittoriano
A partir do Terrazza delle Quadrighe, no topo do complexo Vittoriano, você pode desfrutar de um panorama verdadeiramente deslumbrante. Dois elevadores panorâmicos, inaugurado em 2007, chegam ao ponto mais alto do complexo, de onde se pode admirar Roma para 360 °.
Vistas panorâmicas da magnificência do Coliseu e Fórum Romano às igrejas da cidade velha, do Rio Tibre e do Gueto Judeu, da Piazza del Campidoglio ao Quirinal e do moderno distrito financeiro até a Castelli Romani.

E podemos afirmar que vale muito essa visita ao terraço. Olhem só algumas fotos que fizemos:

vittorioemanuelle

vittorioemanuele

vittorioemanuele

vittorioemanuele

vittorioemanuele

vittorioemanuele

E aí? Lindo demais, né?

O endereço do Monumento Vittorio Emanuele II é na Piazza Venezia, onde existem vários ônibus que fazem passa por lá: super fácil!

 

Mais infomações sobre os elevadores panorâmicos

Abertos de segunda-feira à domingo das 09:30 às 19:30 horas (última entrada 18:45), fechado 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Preço total: € 7,00
Reduzido: € 3,50 (10 a 18 anos de idade)
Grátis: menores de 10 e deficientes com acompanhantes, funcionários MiBACT, guias turísticos e outros gratuidade exigido por lei.

(preço abril/17 – mais informações, em italiano, clique aqui)

 

Planejar é viajar!
Roteiros & Dicas – Informações e ideias de roteiros, com dicas de viagem para os melhores destinos.

Escrito por

O que achou?