sao-pedro

Existe uma conexão inusitada, obviamente, entre o obelisco da Praça de São Pedro e nada mais, nada menos que o sanguinário Calígula, temido imperador da Roma antiga.

 

obelisco

Era uma vez, no meio da praça de São Pedro, no Vaticano, um enorme obelisco !

Antes de continuar essa história, foi sentada aos pés deste monumento que tomei um maravilhoso gelatto com a minha filhota ! Lembranças pra toda uma vida, lembrança de dias felizes… É por isso que eu viajo !

Voltando ….

Caio César ou simplesmente CALÍGULA:

Caligula

Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como Calígula foi imperador romano de 16/03/37 até o seu assassinato em 24/01/41, aos 28 anos, e lá pelos idos de 37 d.C.  como “souvenir” pela batalha ganha, ele trouxe da cidade de Heliópolis (Egito), esse obelisco, pra que o mesmo fosse colocado onde eram realizadas as corridas de bigas.

biga

Errou !

Não, as bigas não corriam dentro do Coliseu mas sim ali do ladinho, no chamado Circus Maximus, obra iniciada na época de Calígula e terminado por Nero.

Abaixo, as ruínas do antigo Circus Maximus:

circo-maximo

circo-maximo-1

Muito mais tarde, no ano de 1586, o papa Sixto V para embelezar Roma, decidiu transferir o obelisco de Calígula para a frente do Vaticano.

Naquela época, essa transferência foi um grande feito de engenharia, e  foram necessários quase 1.000 homens e 200 cavalos, pra que o obelisco de 4.000 anos pesando 350 toneladas com 25 metros de altura não sofresse nenhum dano.

E desde então, ele é o ponto central da Piazza San Pietro: um obelisco trazido por um imperador maluco e sanguinário, enfeitando a praça mais católica do mundo !

igreja-spgimp

Pra quem não sabe (eu não sabia, aprendi num documentário do History Channel), Calígula era temido, um tanto quanto maluco, egocêntrico e outros adjetivos bem negativos, mas a grande parte da classe baixa romana era sua fã!

Vivendo e aprendendo!

 

* Créditos fotográficos

O que achou?