Pra quem quer conhecer um pouco da cultura alemã, Pomerode é A cidade!

Com o título da cidade mais alemã do Brasil, Pomerode é uma pequena cidade do Estado de Santa Catarina, que ano após ano, tem chamado a atenção dos turistas de todo o Brasil, e isso logo na entrada, pois o pórtico de Pomerode é daqueles pra gente se apaixonar!

É em Pomerode que também fica a maior árvore de Páscoa, em alemão OSTERBAUM, do MUNDO!

Sim, ano passado a Osterbaum de Pomerode recebeu o título de maior árvore de Páscoa do mundo, e entrou para o Livro dos Recordes, o Guinness Book, com mais de 80.000 cascas de ovo penduradas!

E quando nós estivemos em Pomerode, em um dos passeios do  1º Blogando no Vale Europeu, tivemos a felicidade de encontrá-la ainda montada, uma graça!

É no final desse corredor super fofo que fica a famosa OSTERBAUM!

Olhem só ♥

Olha ela aí!

Conforme notícia dada pelo portal G1, da Globo:

Os galhos secos representam a dor, crucificação e morte de Cristo. Os ovos, a alegria da vida nova, a ressurreição de Jesus. A tradição cristã cruzou o oceano com os imigrantes alemães.

Por isso a Páscoa também é uma época bem legal pra se conhecer Pomerode!

MUSEU POMERANO

Outro passeio que fizemos, foi conhecer o Museu da cidade, o Museu Pomerano, que nos deu uma ideia de como era a rotina e o dia a dia das primeiras famílias pomeranas.

Móveis da época…

Utensílios usados pela comunidade…

Lugar pra se voltar no tempo e reviver um pouco do que foi o século IX naquela região!

LOJAS

As lojinhas de artesanato de Pomerode são ENCANTADORAS: uma mais fofa e aconchegante que a outra!

Os artesanatos são uma graça. Variedade é que não vai faltar na hora de levar aquela lembrancinha fofa pra casa!

BARZINHOS E RESTAURANTES

Pomerode também é bem servida de barzinhos e restaurantes que vão agradar, e MUITO, os turistas. Cada um mais lindo que o outro, e na grande maioria possuem aquela arquitetura típica alemã!

SCHORNSTEIN

É também em Pomerode que fica a cervejaria Schornstein , que quer dizer CHAMINÉ, em alemão. No site, eles contam um pouco de como surgiu a marca:

Fundada em junho de 2006, a Schornstein está sediada em um prédio histórico e altamente representativo para a cidade de Pomerode: o antigo Mercado Weege. Ao lado da fábrica, o prédio que deu início à cervejaria abriga atualmente o Schornstein Kneipe – Bar Oficial – que se destaca por uma imponente chaminé de 30 metros de altura feita de tijolos maciços artesanais. Daí vem a origem do nome Schornstein, que, em alemão, significa chaminé.

Eles têm uma lojinha de artigos super bacanas, como essa sacolinha aí do lado, onde você pode carregar até 6 cervejas long neck!

Nós trouxemos uma dessa aqui pra São Paulo!

OUTRAS ATRAÇÕES

Pomerode é uma cidade pequena, mas cheia de atrações!

Pra quem vai passar o dia por lá, opções é que não faltam, como o passeio pelo Zoo da cidade,

Aberto desde 1932, o Zoo Pomerode é o mais antigo de Santa Catarina e o terceiro do Brasil. Mantido pela Fundação Hermann Weege, possui 45 mil metros quadrados de área e abriga cerca de 250 espécies, totalizando mais de 1,4 mil animais. Suas principais atrações são as Girafas, Elefantes, Hipopótamos, Zebras, leões, Tigres, Onças. Pumas, Jaguatiricas, Lontras, Emas, Chimpanzés e Ursos.

Atualmente, o Zoo mantém 20 espécies ameaçadas de extinção e além da conservação e preservação das espécies, o Zoo desenvolve um importante programa de educação ambiental.
Escolas podem agendar visitas monitoradas para que os alunos conheçam mais sobre o mundo animal. Por ano, o Zoo Pomerode recebe cerca de 225 mil visitantes.

…ou mesmo um pulinho pela Vila Encantada.

O Parque Vila Encantada oferece aos moradores e turistas uma opção de lazer, turismo e diversão em família! Piratas, dinossauros e insetos gigantes. O ambiente curioso e encantador, que une a pré-história ao mundo moderno por meio de materiais interativos, foi inaugurado em outubro de 2013. O projeto Vila Encantada, que já virou sensação, foi criado com o objetivo de reunir a família em um lugar que misturasse lazer e educação.

O parque temático concentra mais de 20 atrações divididas em vilas, em um espaço de cinco mil metros quadrados, localizado ao lado do Zoo Pomerode. Dinossauros que pesam cerca de quatro toneladas e têm mais de cinco metros de altura, e árvores nativas podem ser encontrados no local com placas explicativas e curiosidades. A área externa de lazer, com brinquedos de aventura e com água, prometem fazer a alegria da criançada.

Museu com fósseis reais, piso interativo, personagem Darwin que interage com as crianças, área para bebês, Vila dos piratas, e muito mais. A área externa é arborizada e a interna fica em uma casa tombada pelo patrimônio histórico, que pertenceu ao fundador do Zoológico, Sr. Hermann Weege. Enquanto as crianças se divertem, os adultos podem fazer um lanche na Vila do Café; e ao final do passeio levar um souvenir em nossa loja de presentes.

COMO CHEGAR EM POMERODE

DE CARRO

Pra quem está de carro a distância entre as duas cidades é de mais ou menos 33 quilômetros, num trajeto que dura em torno de meia hora.

O site Como Chegar fez um mapinha bem legal. Só clicar aqui pra dar uma conferida!

DE ÔNIBUS

Quem faz a linha Blumenau/Pomerode é a empresa Volkmann, saindo da rodoviária a cada 45 minutos/1 hora. Para mais informações, clique aqui e veja os horários no próprio site da Volkmann.

E então? Não é uma bate e volta perfeito pra quem está em Blumenau e região?

Nós adoramos!


Se estiver passeando por Blumenau e Vale Europeu, temos mais essas dicas aqui:


Planejar é viajar!
Roteiros & Dicas – Informações e ideias de roteiros, com dicas de viagem para os melhores destinos.

 

 

 

 

O que achou?